A arte de brincar é um acto é importante para o desenvolvimento motor da criança, social e afectivo da criança. O brincar na rua permite à criança momentos de exploração que a desenvolvem nas diversas áreas de conteúdo da educação pré-escolar. Os jogos de rua são um método de ensino que favorece a socialização, entreajuda e curiosidade das crianças, devendo ser incentivadas à prática de actividades livres. De seguida apresento alguns exemplos de jogs que podem ser executados com as crianças em várias idades.
1ºCabra-Cega
Material:
- Um lenço.
Descrição:
- Escolhe-se um dos jogadores para ser a cabra-cega.
- O jogador que faz de cabra-cega deve apanhar um dos jogadores e descobrir quem é.
Regras:
- Para evitar acidentes é aconselhado jogar-se num terreno amplo.
- A cabra-cega é vendada e é depois levada para o centro da zona de jogo e dá três ou quatro voltas sobre si própria (para as crianças de jardim o aconselhado é executar o menor número de voltas).
- Os jogadores podem dizer "cabra-cega" - "cabra-cega" - "cabra-cega". Mas não podem fugir para longe.
- Quando a cabra-cega bate palmas os restantes jogadores são obrigados a ficar no mesmo sítio não podendo mexer os pés.
- Se a cabra-cega conseguir adivinhar quem é o jogador que agarrou, esse jogador é vendado e passa a ser a cabra-cega.
2ºJogo do Botão
Material:
- Botão.
Descrição:
- No tapete, realiza-se uma roda com as crianças;
- Apresenta-se o jogo, e ensina-se a canção do jogo do botão, antes de iniciar o jogo;
- Depois de ensinar a canção, escolhe-se uma criança para se sentar no meio da roda com os olhos fechados/tapados;
- Quando a criança do meio já se encontra de olhos fechados, começar a cantar e a passar o botão pelas crianças da roda;
- Depois de terminar a canção, todos os meninos escondem as mãos atrás das costas e a criança que está no meio da roda deve adivinhar onde está o botão. Jogar o jogo "está frio, está quente" para ajudar a criança a adivinhar;
- A criança que tinha o botão passa para o meio da roda.
Canção:
Canção:
Onde estás botão, onde estás?
Onde estás botão? Zás, trás, pás!
Olarilolela, o botão é dela
Onde estás botão? Zás, trás, pás!
Eu tenho um vestido cor de lilás,
tenho uns calções com um bolso roto atrás
Olarilolela, o botão é dela
Onde estás botão? Zás, trás, pás!
(No fim de cada verso pode-se bater palmas para dar maior ritmo à música)
3ºMacaquinho do Chinês
Material: Um espaço ao ar livre e uma parede para contar.
Descrição: Um jogador encosta–se a uma árvore e diz "1,2,3 macaquinho do chinês", quando o jogador se vira os outros jogadores têm de estar em estatúa. Quem se mexer volta ao início. Ganha quem chegar à parede e disser stop, conseguindo avançar sem ser visto pelo jogador que conta.
Descrição: Um jogador encosta–se a uma árvore e diz "1,2,3 macaquinho do chinês", quando o jogador se vira os outros jogadores têm de estar em estatúa. Quem se mexer volta ao início. Ganha quem chegar à parede e disser stop, conseguindo avançar sem ser visto pelo jogador que conta.
4ºO tubarão e os peixinhos
Descrição: Os jogadores escolhem um elemento para ser o tubarão e os outros são os peixinhos.
O tubarão coloca a mão na cabeça (de forma a imitar a barbatana do tubarão) e começa a apanhar os peixinhos.
O tubarão vai apanhando os peixinhos, estes colocam a mão na cabeça e transforma-se em tubarões.
Ganha o jogo o peixinho que não for apanhado pelos tubarões.
O tubarão coloca a mão na cabeça (de forma a imitar a barbatana do tubarão) e começa a apanhar os peixinhos.
O tubarão vai apanhando os peixinhos, estes colocam a mão na cabeça e transforma-se em tubarões.
Ganha o jogo o peixinho que não for apanhado pelos tubarões.
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